domingo, 19 de setembro de 2010

TAREFA DE CASA

O verdadeiro significado da aprendizagem

A aprendizagem é um fenômeno cerebral que envolve intensa atividade das células nervosas, pode ser entendida como um complexo processo de aquisição de conhecimento, levando a modificação de comportamento do aprendente.
Trata-se da habilidade mais fundamental e essencial da espécie humana pois é ela que garante a sobrevivência de seus membros .Enquanto os animais sobrevivem guiados pelos instintos, nós o fazemos apoiados na aquisição de conhecimentos. Até os impulsos desencadeados pelos nossos instintos devem ser aprendidos. Aprendemos como comer, como nos defender, como dormir, como procriar ....Podemos afirmar com segurança que o bebê é programado para aprender, começando com o mamar e terminando com a morte. A vida é um longo , ilimitado e infindável aprender

Inspirados nas colocações de Jean Piaget, que fala da aprendizagem em termos de assimilação, acomodação e equilibração, podemos fazer a seguinte leitura neuropsicológica destes sete passos:

1. Ter necessidade desejo, interesse, motivação para aprender.
2. Encontrar o assunto, a matéria, a leitura, o programa..
3. Captar tais informações através dos sentidos que as encaminham para as áreas especificas, assistindo aula, lendo livro, vendo filme...tudo isso com atenção bem focalizada.
4. Processar inicialmente este conteúdo, quando zonas cerebrais fazem o primeiro reconhecimento da informação que está chegando.
5. O cérebro procura tornar significativo aquele assunto, prestando especial atenção aos conteúdos que se ajustam aos interesses e motivações.
6. O cérebro seleciona o que deverá ser armazenado e elimina o que não é significativo.
7. Finalmente a informação é assimilada, ou seja , ocorre a aprendizagem.Toda e qualquer aprendizagem se converte, de imediato, em abertura ou vontade de novo conhecimento.

Não “se aprende” em sala de aula

Analisando mais intimamente esse passos dentro da educação formal, percebemos que a presença do professor é imprescindível e essencial apenas nos itens 2 e 3, pois incumbe a ele a escolha do assunto da aula (2) e o uso das estratégias pedagógicas (3) para garantir o máximo de atenção do aluno. Já nos passos 1 e 4 sua importância é secundária .Quem deve ter vontade e fome de aprender é o discípulo- trata-se da motivação intrínseca.
Se ela não tiver em grau mínimo que seja, qualquer esforço ou tática do docente
Será em vão , o que sintetiza .
Contudo desinteresse não seja total, cabe ao professor usar de todos os seus trunfos de motivador extrínseco para incentivar e facilitar o processo (4) , que já consiste em uma tarefa interna .
Os passo seguintes – exigem um longo processo que somente chegara a assimilação final durante uma boa noite de sono. Descobertas recentes já comprovam que durante a fase do sono chamado lento, o conteúdo do hipocampo , a área nervosa cituada no meio do cérebro e sede da memória recente, é encaminhado para o cótex central, centro nervoso onde ocorre a memória de longo prazo, onde acontece a consolidação da verdadeira aprendizagem . Por isto o aluno em sala de aula ele capte a mensagem que deposita na memória de curto prazo. Para efetivar a aprendizagem ele deverá rever e retomar esta primeira informação realizando exercícios de consolidação.
Daí, onde podemos concluir que : A tarefa de casa é uma atividade pedagógica imprescindível para que ocorra a assimilação cerebral do assunto estudado , a que comumente chamamos aprendizagem.

Caro pai, acompanhe e oriente o dever de casa de seu filho. Mas deixe –o resolver os problemas com o seu próprio esforço. E você verá alegria e o imenso prazer que ele sentirá ao alcançar a verdadeira aprendizagem.

Meu professor amigo, suas boas aulas são o início do jogo.Seja o grande motivador para que seus alunos façam as tarefas e marque o gol da vitória – a aprendizagem almejada.

Egídio Romanelli - Doutor em neuropsicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário