domingo, 4 de julho de 2010

Dificuldade de Aprendizagem : UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

Meu propósito não é listar nem categorizar as dificuldades de aprendizagem, mas sim pensar sobre ela, sempre tomo muito cuidado em utilizar este termo pois isso pode gerar rótulos e marcas entre os educadores, família e colegas que com esse aprendente se relaciona.
Os termos transtornos e distúrbios quando são atribuidos ao sujeito que aprende, este tem que ter sido diagnosticado por profissionais que tenham a competência técnica para que seja detectado mais dificuldades. Quando se fala em déficit de atenção, associamos a outros termos como hiperatividade ou implusividade geralmente alguns profissionais atribuem aos aprendentes que não param quietos. Para que este diagnóstico seja dado é necessário que o profissional leve em consideração as mais variadas causas que necessitam ser investigadas com critérios que considerem o contexto o contexto familiar, escolar e social da criança.
" O termo - desvio - foi utilizado por Jorge Visca ao se referir á distância de um determinado ponto de referência relacionado a determinados parâmetros de aprendizagem> Para Visca, as dificuldades de aprendizagem são vistas como sintoma de obstáculos que podem ser de caráter cultural, emocional, cognitivo ou funcional"
A psicopedagogia é capaz de olhar diferente ao " não estar conseguindo aprender " ela olha o aprendente em seu contexto e nas suas interrelações. Buscamos entender as modalidades de aprendizagem e as estratégias que ele usa para aprender a sua relação com o seu "eu " e esse " eu" no mundo , a funcionalidade e eficácia desse processos.
É incentivado que o aprendente perceba o seu próprio processo de aprender e das suas estratégias de resolver e aprender e tomar consciência da potencialidade, tudo isso é através de intervenções que visam ajudar ao sujeito. Ao passo que começa a conhecer as suas possibilidades de aprendizagem terá melhores condições de administra-las em prol do seu rendimento escolar.
O conhecer as causas do " não estar conseguindo aprender" são as atitudes dos profissionais que agem e interagem com esse aprendente. Acredito que a modalidade sólida de aprendizagem é construída através da qualidade relacional que a criança estabelece com as pessoas que convive. Esta relação tem que ser estabelecida com afetividade, confiança e verdade só assim será estabelecida uma modalidade de aprendizagem eficáz e significativa isto porque a confiança gera segurança, afeto leva ao prazer em aprender e a verdade possibilita o desenvolvimento de habilidades para lidar com a frustração e conflitos, o qual é tão importante para o desenvolvimento maturacional.
A psicopedagogia além do sujeito que aprende ela também se preocupa com o sujeito que ensina, procurando incentivá-lo a refletir sobre a sua maneira de ensinar, as estratégias de aprendizagem de seus alunos e como está avaliando isso.


*Fonte de Pesquisa Sonia Küster

A ASSESSORIA PSICOPEDAGÓGICA - Desenvolve Orientação para os sujeitos que ensinam pois eles são os agentes direto de motivação para o aprender..

Nenhum comentário:

Postar um comentário